quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fuso Horário

   O fuso horário é algo simples, mas faz toda a diferença para o viajante. Primeiro, acho que vale por aqui a definição e como funcionam os fusos:

   "Com base no movimento de rotação, ao girar, a Terra expõe ao Sol a esfera terrestre, que tem 360º de circunferência (180º para Leste e 180º para Oeste). Considerando que o nosso planeta leva 24 horas para realizar seu movimento de rotação, veremos que, a cada hora, o Sol ilumina uma faixa de 15º na superfície terrestre (360º : 24 = 15º). Essas faixas são chamadas de fusos horários e seguindo essa lógica, cada 15º representam 1 hora.
   Adotou-se como fuso de referência o meridiano de Greenwich (GMT) em Londres, para iniciar a hora oficial mundial. Como a Terra gira de Oeste para Leste, vemos o Sol primeiro a Leste. Portanto, as horas estão sempre adiantadas no sentido Leste, diminuindo para Oeste. Cada fuso a Leste de Greenwich indica uma hora a mais, e cada fuso a Oeste, uma hora a menos."
(explicação retirada do site: http://marcosbau.com.br)

     O fuso horário é um dos pontos que deve ser levado em consideração na hora de comprar a passagem. Eu prefiro um voo de dia que eu possa chegar no lugar, jantar e ir dormir. Outras pessoas preferem os voos noturnos para poder dormir o trecho todo e chegar aproveitando o local.
    Essa mudança brusca de horário pode gerar um doença chamada jet lag, nada muito grave, apenas uma perda de ritmo/concentração para o viajante. Alguns tem dores de cabeça, perda de sono, irritabilidade, enjoo, etc. A melhor solução que eu conheço é parar e descansar, vá se acostumando a rotina local. Se está viajando em grupo, vale a pena lembrar, que cada um tem seu ritmo, seja paciente caso alguém não tenha chegado tão inteiro quanto você.
    Lembre-se, em diferentes épocas do ano você terá diferentes dias . Se estiver na França, por exemplo, durante o inverno o sol começa a se por as 16h, já durante o verão você poderá ver ele até as 19h!


Sem comentários:

Enviar um comentário